sáude e beleza

Baboza

Não é só para os cabelos que a aloe vera traz beneficioa.

A babosa, também conhecida como Aloe vera, é uma planta medicinal que possui diversos benefícios para a saúde, como ajudar no tratamento do refluxo e gastrite, aliviar a prisão de ventre e prevenir as cáries dentárias.

Além disso, a babosa também pode ser usada em diversos tratamentos de beleza, principalmente no cabelo e na pele, pois ajuda na remoção da maquiagem, previne o aparecimento de rugas e estimula o crescimento do cabelo.

A babosa, cujo nome científico é Aloe barbadensis, pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados municipais e supermercados, na forma de géis, cremes, sucos e cápsulas. Essa planta também pode ser facilmente cultivada em casa, já que não necessita de cuidados especiais

A babosa, na forma de creme ou gel, evita infecções na pele por ser rica em polifenois, compostos antioxidantes com ação anti-inflamatória e antibacteriana que impedem o crescimento de bactérias que podem causar infecções. Assim, a babosa pode ajudar na cicatrização de feridas, no tratamento de queimaduras e de úlceras.

A babosa não é indicada para pessoas com alergia a babosa ou a qualquer outra planta da família Xanthorrhoeaceae.

A ingestão de babosa é contraindicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças com menos de 12 anos, pessoas com diarreia, problemas no fígado, obstruções intestinais ou estenose, atonia (falta de movimento muscular normal), apendicite, doença de Crohn, colite ulcerosa, dor na barriga inexplicável ou desidratação grave.

Pessoas com diabetes ou que estejam fazendo uso de medicamentos ou outras plantas medicinais, devem sempre consultar um médico antes de ingerir a babosa. Isso porque a babosa pode alterar a ação de alguns remédios